Com Debinha pelo North Carolina Courage, vai começar a NWSL Challenge Cup
Com grande poder de finalização e velocidade, Debinha promete ser um dos destaques do North Carolina Courage no Challenge Cup (Foto: Divulgação/ North Carolina Courage)

Uma das ligas mais populares do futebol feminino vem para uma nova temporada com 8 equipes

Para quem pensa que toda a hegemonia do futebol feminino norte americano se aplica nas ligas, está um pouco enganado, pois a NWSL é uma competição com apenas 6 anos de criação e nesta temporada conta com 8 equipes.

A partir do próximo sábado (27) iremos ter o início da edição de 2020 da liga norte americana de futebol feminino (NWSL, sigla em inglês). Com um novo formato e com uma pequena duração, de apenas 1 mês, até o dia de 26 de julho, e terá apenas uma brasileira entre os times que estarão na disputa, Debinha, a camisa 10 do North Carolina Courage.

A competição será disputada em sede única, no estado de Utah, a edição de 2020 terá apenas 25 jogos, bem diferente dos 21 jogos que a temporada regular teria em uma edição normal da NWSL. Utah foi o estado escolhido pelo baixo número de infectados e mortos, até esta quinta-feira, foram 17.096 casos confirmados e 158 mortes. Nos Estados Unidos foram 2.465.127 mortes e 126.218 mortos.

A equipe que tinha mais brasileiras no elenco, o Orlando Pride, do estado da Flórida, anunciou na última segunda-feira (22) em comunicado oficial a saída da Challenge Cup , por conta de  dez casos positivos de coronavírus- seis atletas e quatro membros do departamento de futebol feminino da equipe da Flórida. Os nomes não foram informados para a privacidade de todos os contaminados e da própria equipe.

As duas brasileiras do Orlando são: a meia atacante Camilinha, que retornou de empréstimo do Camberra United, da Austrália e a atacante Marta, seis vezes campeã da Bola de Ouro da FIFA, prêmio concedido aos melhores jogadores da temporada, Marta está no time norte americano desde 2017.

Marta tem uma trajetória vitoriosa no futebol norte americano: em um formato antigo da liga norte americana, em 2010 pelo Gold Prid e pelo Western New York Flash em 2011, sendo a artilheira e vice artilheira, respectivamente.

Debinha: the Brazilian Player

Carinhosamente apelidada pelos narradores de The brazilian player e pelos torcedores brasileiros de Debigol, Debinha foi a MVP, a melhor jogadora da partida, na final dos playoffs diante do Chicago Red Stars e marcou o primeiro gol do jogo. A partida terminou 4 a 0 e o North Carolina Courage se sagrou bicampeão da NWSL. A camisa 10 do Courage foi a terceira maior artilheira da edição de 2019, marcando 10 gols e a segunda em assistências, com 7.

Aliás, Debinha é bicampeã com o North Carolina Courage, ganhando em 2018 e 2019, a jogadora brasileira está no Courage desde 2017. Com forte poder de finalização e velocidade, a camisa 10 tem todas as qualidades para ser um dos destaques do Courage neste torneio.

Com a desistência do Orlando Pride, a NWSL Challenge Cup conta com 8 equipes participantes: Chicago Red Stars, Houston Dash, North Carolina Courage, Portland Thorns, Reign FC, Sky Blue, Utah Royals. Washington Spirit.

Para conferir a Debinha em campo, no dia 27, pela rodada de estreia, o North Carolina Courage  entra em campo a partir das 13h30 pelo horário de Brasília, contra o Portland Thorns.