Ex-Palmeiras, Fernandinha marca e Pitea IF garante a vitória na primeira rodada do campeonato Sueco
Fernandinha em partida pelo Pitea IF (Divulgação/Instagram Fernanda)

A partida entre Umea IK F e Pitea IF foi a responsável por dar a largada ao Campeonato Sueco de 2020. A disputa que ocorreu na manhã deste sábado (27), teve 5 gols marcados e quem levou a melhor foi o Pitea IF, com direito ao gol da vitória saindo dos pés da brasileira Fernanda.

O primeiro tempo do jogo foi morno, tendo apenas um gol aos 12’ para o time visitante, que foi marcado por Nina Jakobsson. No entanto, o que pode ter faltado durante os primeiros 45 minutos foi compensado no segundo tempo, que teve nada mais nada menos do que quatro gols marcados.

O segundo gol do Pitea IF foi marcado de pênalti por Julia Karlenas, aos 67’. Quando a partida já parecia vencida, Therese Simonsson marcou para o time da casa e diminuiu o placar aos 75’. No entanto, o que poderia ter sido o impulso para uma virada acabou sendo um balde água fria quando a brasileira Fernandinha, que entrou no segundo tempo, marcou o terceiro gol do Pitea dois minutos depois. 

Apesar da dificuldade, o time da casa não desistiu e marcou mais um gol aos 87’, com Fanny Hjelm-Ronnlund, fechando o placar em 2 x 3 para o Pitea IF.

A próxima partida do Umea IK F será realizada no dia 4 de julho contra o Djurgarden F. Já a equipe da brasileira joga no dia 5 de julho contra o Orebro F. O campeonato Sueco conta com 12 equipes e será disputado em 22 rodadas.

Fernanda da Silva foi relevada pelo Saad São Caetano em 2009, no ano seguinte passou pelo Palmeiras e, antes de sair do Brasil, jogou pelo Centro Olímpico (SP) em 2011. Desde então, a jogadora passou sete temporadas no Assi IF da Suécia e, em 2019, chegou no Pitea IF.