Rafael Gaúcho, ex-Flamengo e Atlético MG, é anunciado como reforço por time da Ilha de Gozo
Rafael Gaúcho, o da esquerda da foto, sendo anunciado pelo seu novo clube (Foto: Divulgação/Oratory Youths)

De propriedade de Malta, a ilha tem liga própria e seus times disputam a Copa Maltense

O Oratory Youths retornou a elite da  Liga da Ilha de Gozo após uma ano disputando a Série B,  e visando fazer uma boa temporada, já começou a anunciar seus reforços para a disputa do campeonato. Um desses reforços foi o experiente meia brasileiro de 37 anos, Rafael Ledesma, que jogou pelo FK Panevezys da Lituânia na última temporada.

Ilha de Gozo

Localização da Ilha de Gozo em relação a Malta (Foto: Reprodução/Google Maps).

A Ilha de Gozo, que de acordo com dados de 2014, tem área de 67 km² e uma população de 37.342 pessoas, é famosa por suas lindas paisagens compostas por seu solo rochoso e suas praias paradisíacas. Seu maior acontecimento histórico, foi quando ela foi despovoada por piratas muçulmanos e soldados otomanos em 1551, que escravizaram toda a sua população, de aproximadamente 6.000 habitantes, e os enviaram para a  Otomano Tripolitania.

Apesar de pertencer a Malta, a Ilha tem federação e liga própria, mas seus times ainda disputam a copa nacional maltense como convidados.

Rafael Ledesma, conhecido nacionalmente como Rafael Gaúcho, foi revelado pelo Santa Cruz-RS, e após uma boa sequência pelo Juventude, passou pelo Flamengo em 2004. Seu último clube no Brasil foi o Atlético-MG, que ele jogou em 2006 após ter passado duas temporadas em Portugal, desde então, ele joga fora do país, e nos últimos 13 anos passou por times da Lituânia, Bielo Russia, Chipre, Letônia e Malta.