“Alex Telles foi o melhor jogador da liga portuguesa”, confira os principais destaques, as surpresas e decepções brasileiras na temporada em Portugal
Os três brazukas do Porto comemoram o título: Otávio, Tiquinho Soares e Alex Telles da esquerda para a direita. (Foto:Divulgação/Porto)

Com o fim do campeonato nacional, e o 29º título do Porto, fizemos um levantamento dos destaques brasileiros em Portugal. Analisamos também os representantes do time campeão, assim como alguns que decepcionaram, e outros que surpreenderam. Para isso, conversamos com cinco comentaristas portugueses da Eleven Sports.

INVASÃO BRASILEIRA 

Você sabia que a liga portuguesa, é o campeonato de fora do Brasil com o maior número de brasileiros? De um total de 510 atletas profissionais, 133 são brazukas. O Portimonense, por exemplo, tem mais brasileiro que português: doze contra oito. Dos 16 estrangeiros no elenco, 75% deles vieram do nosso futebol. O mercado português é uma excelente porta de entrada para os nossos jogadores no futebol europeu e eles costumam agradar torcedores e imprensa local, afirma o jornalista Filipe Coelho: “Continua a ser um jogador muito procurado dentro do contexto do futebol português. Há grandes referências em todos os clubes (falando dos grandes, desde Aloísio a Jardel no Porto, passando por Luisão e Jonas no Benfica, até André Cruz e Liedson no Sporting) e a impressão geral é óptima”. 

No entanto, o comentarista Marco Ferreira alerta que por ser um número expressivo de contratações, não há apenas sucessos. Muitas tentativas também acabam dando errado: “é o mercado mundial que recebe mais brasileiros, e por isso mesmo as taxas de sucesso e insucesso são sempre elevadas. Apesar de alguns demonstrarem que não têm capacidade para estar no futebol europeu, também há imensos que demonstram ter valia para o futebol português e muito mais acima. Posto isto, creio que os brasileiros são muito bem vistos”.

PRINCIPAIS DESTAQUES

ALEX TELLES

Para muitos, o melhor jogador do campeonato. O lateral esquerdo foi o artilheiro do time com 11 gols marcados, e oito assistências. Fundamental principalmente nas bolas paradas, foi o cobrador oficial de pênaltis, e deu muitos passes para gol batendo escanteios e faltas.  Ainda de acordo com Marco Ferreira, Alex Telles viveu um ano iluminado: “fez provavelmente a melhor temporada da sua carreira, foi o melhor jogador do FC Porto e também o melhor jogador da Liga. Conseguiu marcas notáveis para um lateral.” Além disso, também ganhou alguns prêmios individuais: foi eleito pela liga o jogador do mês de fevereiro com 17% dos votos.

Em março, quando o campeonato estava paralisado por conta do Covid-19, o perfil das ligas de Portugal publicou esse video com melhores momentos do camisa 13:

View this post on Instagram

Saudades da Liga NOS?🤔 Recorda os golos e assistências de Alex Telles esta temporada!🔥⚽️ . #futebolcomtalento #LigaNOS #LigaPortugal #ficaemcasa #serativoemcasa

A post shared by Liga Portugal (@ligaportugal) on

 

O gaúcho de 27 anos tem passagens por Juventude, Grêmio e Galatasaray e está de saída do Porto. No entanto, não ainda se sabe para onde. Segundo o Transfermarket, é o jogador mais valioso da Liga, avaliado em 32 milhões de euros. Ele está recorrentemente em pauta nos jornais locais, e de outros países. O “A Bola” publicou que ele estaria acertado com o Paris Saint Germain, mas o “Le Parisien” noticiou que o PSG recuou após a pedida do  Porto, que seria de 30 milhões. O clube parisiense renovou recentemente com Kurzawa, também lateral esquerdo. O novo destino de Alex pode ser a Premier League, onde Chelsea e Manchester City estariam interessados. Ele está no último ano de contrato com os tripeiros.

CARLOS VINÍCIUS

O atacante com passagens por Santos, Palmeiras e Mônaco, foi vice-campeão com o Benfica e o artilheiro do campeonato com 18 gols marcados. Ele foi reconhecido pela Liga como: melhor jogador do mês em novembro e melhor atacante em dezembro.  O centroavante foi elogiado pelo comentarista Luís Cristóvão: “destacou-se como o atacante mais concretizador do Benfica, numa época em que teve muita competição pelo lugar. As suas características beneficiaram o Benfica num determinado momento da temporada, pela capacidade finalizadora”.

Na derrota para o Santa Clara, ele marcou esse gol de cabeça, mostrando presença de área e antecipando o zagueiro:

View this post on Instagram

GOLO! SL Benfica, Vinícius aos 65', SL Benfica 3-2 Santa Clara #LigaNOS #SLBCDSC @slbenfica @cd_santaclara @carlosvinicius95

A post shared by Golos e Resumos 🎥 ⚽️ Liga NOS (@vsports_pt) on

OS OUTROS CAMPEÕES

OTÁVIO

O brasileiro de 25 anos foi revelado pelo Internacional. De acordo com Tomás da Cunha, ele teve grande importância no esquema do técnico Sérgio Conceição: “Embora não tão destacado, também foi uma peça fundamental no Porto. Jogando principalmente a partir da esquerda (mas também em zonas mais centrais), desequilibra por dentro e tem características raras no plantel (criatividade e talento no último passe)”. Segundo o Transfermarket, o paraíbano jogou 31 partidas no campeonato, e deu dez assistências, comprovando seu valor no elenco portista. No entanto, fez apenas dois gols.

TIQUINHO SOARES

O atacante de 29 anos está no Porto desde 2017, depois de ter rodado muito na carreira. Essa temporada marcou dez gols, deu uma assistência e atuou em 30 partidas. Também merece ser lembrado. Segundo Filipe Coelho, é um jogador com características bem específicas, e teve altos e baixos na temporada: “Tiquinho teve uma época inconstante. Não começou como titular, recuperou espaço no final do ano civil e arrancou muito bem 2020. É um jogador muito específico: impositivo pelo ar e nos duelos dentro da grande área, mas com dificuldades quando é necessária uma outra dose de movimentação e sair mais em apoio”. 

Veja no vídeo um gol com a participação dos dois brazukas: Otávio achou Tiquinho dentro da área, que finalizou a jogada na vitória pra cima do Moreirense.

SURPRESAS

BRUNO TABATA 

Apesar de ter sido rebaixado com o Portimonense, o meia conseguiu se destacar. Segundo Tomás da Cunha, o meia revelado no Atlético Mineiro subiu de produção na volta do campeonato, após a paralisação por conta do Covid-19: “podemos mencionar Bruno Tabata, internacional sub-23 pelo Brasil, que foi um dos melhores da liga desde o regresso. Joga a partir da direita, mas aposta nas diagonais para o centro e cria perigo com o pé esquerdo.  O armador revelado no São Paulo, marcou um gol e deu nove assistências, em 27 jogos”. Muitas foram em cobranças de escanteio. Uma delas, com bola rolando, foi essa para Ricardo Vaz, na vitória contra o Famalicão.

View this post on Instagram

GOLO! Portimonense, Vaz Tê aos 17', FC Famalicão 0-1 Portimonense #LigaNOS #FCFPSC @portimonense @futebolclubefamalicao

A post shared by Golos e Resumos 🎥 ⚽️ Liga NOS (@vsports_pt) on

GUSTAVO ASSUNÇÃO

Gustavo é filho do ex-meio campista do Porto, Paulo Assunção. (Foto: Reprodução/Instagram)

Gustavo Assunção foi titular absoluto do Famalicão, uma das surpresas da liga. Chegou a liderar o campeonato, mas no fim terminou em 6º. O clube não jogava na primeira divisão desde 1994. O brasileiro atuou em 30 partidas, sendo que em 27 delas, começou jogando. Deu apenas uma assistência, mas se destacou fazendo a função de primeiro volante, segundo Filipe Coelho: Chegou ao Famalicão vindo do Atlético de Madrid. Um jogador de cariz defensivo, sempre muito presente no jogo, agressivo e com capacidade de leitura sem bola. Uma boa surpresa até por ser muito jovem”.

DOUGLAS TANQUE 

Tanque foi revelado pelo Guarani e passou por diversos clubes até chegar ao Paços de Ferreira, em 2018. Ainda de acordo com Filipe Coelho, o centroavante mostrou qualidade na parte física e na finalização: “um monstro físico (assume-se como referência no ataque e permite ao time usar a ligação direta), com grande facilidade e poder no remate. Somou 11 gols no campeonato, e teve estado em particular destaque após a retomada”.

Este gol contra o Tondela mostra bem as características de Tanque, se movimentou em diagonal para receber o passe e finalizou com um chute forte cruzado:

View this post on Instagram

GOLO! FC P.Ferreira, Tanque aos 45', CD Tondela 0-2 FC P.Ferreira #LigaNOS #CDTFCPF @cdtondela

A post shared by Golos e Resumos 🎥 ⚽️ Liga NOS (@vsports_pt) on

DECEPÇÕES

LÉO BONATINI

O atacante veio emprestado pelo Wolverhampton, mas não conseguiu se firmar em Portugal e está de volta à Inglaterra. (Foto:Divulgação/Instagram)

O atacante Léo Bonatini marcou apenas 3 gols na liga portuguesa. Segundo Mário Cagica, foi uma das maiores decepções: “pouco entrosado e desastrado na finalização, não vai deixar saudades em Guimarães”.

MASCARENHAS

O lateral também já foi emprestado para Atlético Goianiense e Botafogo-SP e ainda não emplacou. (Foto:Divulgação/Instagram)

O lateral esquerdo, emprestado pelo Fluminense, chegou no final de janeiro e não entrou em campo nenhuma vez. Em 2017, subiu para os profissionais do tricolor carioca, mas sempre sofreu com lesões.