Ex-Palmeiras e Flamengo, Alan Patrick e Tetê, ex-Grêmio, marcam e Shakhtar Donetsk vence na estréia do campeonato ucraniano
Alan Patrick comemorando seu gol (Foto: Divulgação/Shakhtar)

Em partida válida pela primeira rodada do campeonato ucraniano, o Shakhtar Donetsk recebeu o Kolos Kovalivka. Na temporada passada, os mandantes foram campeões, e os visitantes ficaram na sexta colocação.

No primeiro tempo, a chance mais clara de gol aconteceu com Taison, ex-Internacional, que perdeu um pênalti para a equipe mandante. No segundo tempo, aos oito minutos, Marlos, que é brasileiro mas também tem nacionalidade ucraniana, desperdiçou outra cobrança de pênalti para o Shakhtar. Aos 15 minutos, Alan Patrick, ex-Palmeiras e Flamengo, marcou na terceira cobrança de penalidades e abriu o placar. Aos 25 minutos, novamente Alan Patrick marcou após assistência do brasileiro naturalizado ucraniano Junior Moraes. Dois minutos depois, Tetê, ex- Grêmio, marcou para o Shakhtar. Aos 32, Kostyshyn diminuiu para o Kolos e deu números finais ao confronto.

Alan Patrick tem 29 anos e foi revelado pelo Santos em 2009. Após três anos no clube paulista, o jogador foi contratado pelo Shakhtar. Emprestado pelo clube ucraniano, o brasileiro atuou por Internacional (RS), Palmeiras (SP) e Flamengo (RJ) até retornar para a Ucrânia em 2017 e atuar pelo Shakhtar desde então.

Tetê tem 20 anos e foi revelado pelo Grêmio (RS) em 2018 e foi contratado pelo Shakhtar Donetsk no começo de 2019 e atua no clube desde então.