Ex-Flamengo e vice-campeão do mundo com o Brasil, Jajá, teve seu retorno ao Kalmar da Suécia anunciado
Jajá em ação pelo Kalmar na sua primeira passagem pelo clube (Foto: Divulgação/Kalmar FF)

Meia brasileiro de 25 anos de idade, está sem entrar em campo desde o dia 31 de outubro de 2018

Brigando contra o rebaixamento para Série B em 2020 após ter escapado nos playoffs em 2o19, o Kalmar começa a se movimentar para tentar para evitar a sua queda da elite do futebol sueco nas próximas 12 rodadas que faltam. E um dos reforços que a equipe anunciou foi a de um velho conhecido, o Jajá, meia que defendeu suas cores em 2018 quando esteve emprestado pelo Flamengo.

Tendo atuado em 3 partidas na temporada de 2018, o Kalmar foi a equipe pela qual Jajá atuou pela última vez profissionalmente, pois depois do seu retorno ele ficou mais um mês sob contrato do Flamengo, não renovou, e ficou todo o ano de 2019 e mais da metade de 2020, sem contrato com nenhuma equipe.

Jajá foi revelado pelo Flamengo em 2015, e com status de grande promessa chegou a defender a Seleção Brasileira sub-20, porém, sem muitas oportunidades no rubro-negro carioca, ele rodou por empréstimo por Avaí, Tombense e Vila Nova-Go, até chegar ao Kalmar, para efetuar a sua primeira passagem pelo clube sueco.

Pela Seleção Brasileira sub-20, ele foi uma das principais peças da campanha do vice-campeonato mundial de 2015 para a Sérvia, tendo atuado em 6 dos 7 jogos. Aquela equipe treinada pelo campeão olímpico Rogério Micale, tinha Gabriel Jesus, Boschilla e Andreas Pereira como grandes destaques.