Henrique Dourado, ex-Flamengo e Palmeiras, perde segundo pênalti da carreira mas marca no rebote e Henan Jianye vence na Superliga Chinesa
Henrique Dourado comemora gol pelo Henan Jianye. (Foto: Reprodução/Instagram Henrique Dourado)

Para nós, o futebol na China começa bem cedo. E por lá o Henan Jianye, de Henrique Dourado e Fernando Karanga, enfrentou o Wuhan Zall pelo jogo de ida dos playoffs de rebaixamento da Superliga Chinesa e saiu vencedor por 1-0 com gol justamente do camisa 9.

O gol da partida saiu aos 30′ do primeiro tempo. Após passe de Henrique Dourado, Bassogog driblou a marcação e foi derrubado na área. O árbitro, próximo ao lance, marcou penalidade máxima. Na bola, um dos melhores cobradores de pênalti da atualidade e que perdeu apenas um pênalti e toda a carreira. Até ali, pois o goleiro Hengyi defendeu, só que não fez o serviço completo e a bola sobrou no pé do atacante, que mandou a bola para as redes.

Este foi o 30° pênalti batido por Henrique Dourado na carreira e apenas o segundo não convertido, segundo levantamento realizado pelo jornal Marca e agora atualizado. O centroavante marcou seu 7° em 11 jogos nesta volta ao Henan, após não ter jogado a primeira passagem devido a uma lesão.

Henrique Dourado foi revelado pelo Flamengo de Guarulhos, e passou por diversos clubes pelo Brasil, como Lemense, União São João, Cianorte, Chapecoense, Mogi Mirim, Santos e Portuguesa até se destacar pelo Palmeiras em 2014. Ainda teve passagens por Vitória de Guimarães, Cruzeiro, Fluminense, Flamengo e, agora no Henan Jianye.