Paulinho e Talisca levam Guangzhou a final, Muriqui não evita disputa pelo rebaixamento e outros seis gols de brasileiros. Veja o resumo e os gols dos brasileiros no Campeonato Chinês:
Talisca e Paulinho comemoram um dos gols na partida (Foto: Divulgação/IC Photo)

Neste último fim de semana foram definidos os finalistas do Campeonato Chinês e quem irá disputar o rebaixamento. Nove brasileiros marcaram, com alguns sendo decisivos para seus times. Guangzhou Evergrande e Jiangsu Suning vão se enfrentar na final, disputada em dois jogos, do campeonato, enquanto Shijiazhuang e Wuhan Zall disputam pela queda. Quem perder estará rebaixado e o vencedor, irá disputar os playoffs contra o segundo colocado da segunda divisão.

Shandong Luneng 6 x 3 Hebei

Roger Guedes comemora um dos seus gols na partida (Foto: Divulgação/Shandong Luneng)

Logo aos 19 minutos do primeiro tempo, o brasileiro Moisés abriu o placar, mas dois minutos depois, Buya Turay empatou a partida para o Hebei. No segundo tempo, Buray virou o placar, mas Roger Guedes empatou a partida, levando para a prorrogação. Aos oito minutos, do primeiro tempo da prorrogação, Roger Guedes colocou o Shandong novamente a frente do placar,  Liuyu fez o quarto, Pelle o quinto, Liao diminuiu e Guo Tianyu fechou a goleada, garantindo a classificação para enfrentar o Chongqing Lifan na disputa pelo 5º lugar.

 

Roger Guedes tem 24 anos e foi formado nas categorias de base do Criciúma, onde foi revelado e se destacou. No Brasil também atuou por Atlético-MG e Palmeiras. Está em sua terceira temporada no futebol chinês e chegou a seis gols em dez jogos neste ano.

Moisés tem 32 anos e foi revelado pelo América-MG. No Brasil também passou por Coritiba, Sport, Boa Esporte, Portuguesa e Palmeiras. Fora do país atuou por três temporadas no Rijeka, da Croácia e está em sua segunda na China. São três gols em 18 jogos neste ano.

 

Chongqing Lifan 2 x 0 Shanghai Shenhua (Pênaltis  10×9)

Alan Kardec comemora com Fernandinho o gol na partida (Foto: Divulgação/Chongqing Lifan)

No primeiro jogo, o Lifan havia perdido por 3×1 e em casa precisava buscar o resultado Os gols da partida só ocorreram no segundo tempo e todos 100% com participações de brasileiros. O primeiro sendo marcado por Marcelo Cirino, com assistência de Alan Kardec e o segundo, sendo marcado pelo Kardec, com assistência de Marcinho. O jogo foi para a prorrogação e com o agregado em 3×3, acabou indo para os pênaltis. Bolaños, ex-Grêmio, perdeu o último e o Lifan se classificou.

 

Marcelo Cirino tem 28 anos e foi formado nas categorias de base do Athletico, onde foi revelado e teve seu maior destaque. No Brasil também passou por Vitória, Flamengo e Internacional. Fora do país passou por Al Nasr, dos Emirados Árabes e está em sua primeira temporada no futebol chinês, onde tem 4 gols em 14 jogos.

Alan Kardec tem 31 anos e foi formado nas categorias de base do Vasco, onde foi revelado. No Brasil também passou por Internacional, Santos, São Paulo e Palmeiras. Fora do país atuou pelo Benfica e está em sua quinta temporada no futebol chinês. São oito gols em treze jogos nesta temporada.

Henan Jianye 3 x 2 Guangzhou R&F

Karanga em ação na partida (Foto: Divulgação/Sina Sports)

Esta partida era valida para quem se classificasse, disputar a nona colocação. No primeiro jogo, O Henan venceu por 2×1, mas logo aos 12 minutos do primeiro tempo, Ye Chugui acabou com a vantagem abrindo o placar para o Guangzhou e aos 41, Bassogog empatou. No segundo tempo, Tosic colocou o R&F novamente a frente do placar, mas Luon Xin empatou e Fernando Karanga, com assistência de Henrique Dourado, virou o placar, garantindo a vitória nos dois jogos. O time agora enfrentará o Tianjin Teda.

Fernando Karanga tem 29 anos e no Brasil passou por Náutico,  Santa Cruz, Bragantino-PA, Boa Esporte, Belo Jardim, Criciúma e Paraná. Fora do país atuou por Jeju United, da Coréia do Sul, CSKA Sofia, da Bulgária e está em sua terceira temporada no Henan Jianye, onde na atual tem 3 gols em 13 jogos.

 

Shijiazhuang 2 x 2 Shenzhen

Matheus comemora com Muriqui o gol na partida (Foto: Divulgação/IC Photo)

A partida definia quem se salvava de forma antecipada do rebaixamento e no Shenzhen venceu o primeiro jogo por 1×0. Logo aos 30 minutos do primeiro tempo, Preciado abriu o placar, fazendo com que o Shijuazhuang tivesse que virar o jogo para levar a prorrogação. Aos 45, Muriqui empatou. No segundo tempo, Matheus virou o placar, mas aos 35, Yan Yun marcou contra e empatou a partida em 2×2. Agora o time dos brasileiros irá enfrentar o Wuhan Zall e quem perder, será rebaixado.

Muriqui tem 34 anos e no Brasil passou por Madureira, Vasco, Paysandu, Iraty, Avaí, Vitória, Ituano e Atlético-MG. Fora do país passou por Guangzhou Evergrande e Shijiazhuang, da China, Al Sadd, do Catar e FC Tokyo, do Japão. Nesta temporada tem cinco gols em 14 jogos.

Matheus tem 37 anos e no Brasil só passou pelo Itabaiana. Fora do país atuou por FC Marco, Braga, Beira Mar e Vitória de Setúbal, de Portugal, Dnipro, da Ucrânia e está em sua quinta temporada no Shijiazhuang. São cinco gols em 16 jogos neste ano.

Guangzhou Evergrande 3 x 1 Beijing Guoan

Esta partida definiu o segundo finalista do Campeonato Chinês e o primeiro jogo terminou 0x0. Logo aos 39 minutos do primeiro tempo, Anderson Talisca abriu o placar de pênalti para o Guangzhou. No segundo tempo, com assistência de Talisca, Paulinho ampliou, Zhang Yuning diminuiu, mas Paulinho marcou novamente e o seu time se classificou para a final, onde enfrentará o Jiangsu Suning, enquanto o time de Renato Augusto, disputará o terceiro lugar contra o Shanghai East Asia, de Hulk e Oscar.

 

 

Paulinho tem 32 anos e no Brasil passou por Portuguesa, Audax, Bragantino e Corinthians. Fora do país passou por Vilnius, da Lituânia, Lodzki, da Polônia, Tottenham, Barcelona e Guangzhou Evergrande. Nesta temporada são incríveis 12 gols em 18 jogos.

Anderson Talisca tem 26 anos e foi revelado pelo Bahia. Fora do país passou por Besiktas, Benfica e está em sua terceira temporada no Guangzhou Evergrande. Neste ano tem seis gols em 15 jogos.