Teve gols do ex-São Paulo, Lucas Piazón, ex-Figueirense, Thiago Santana se tornando artilheiro do campeonato, … Veja os destaques brasileiros em Portugal nesse final de semana:
Piazón comemorando o gol. (Foto: Divulgação/Rio Ave)

Primeira Liga

Paços de Ferreira 3 – 2 Porto

O Paços saiu na frente logo no início com gol do israelita Jan e no fim da primeira etapa ampliou com Eustáquio, mas viu o Porto encostar ainda nos acréscimos com gol de pênalti de Sérgio Oliveira para lá de polêmico. O Paços conseguiu ampliar aos 59 minutos com gol de pênalti de Costa. O brasileiro Otávio acertou chutaço de fora aos 78 minutos, mas não adiantou e a equipe do Porto agora é a terceira colocada 6 pontos atrás do líder e o Benfica ainda joga e pode abrir 8 pontos. O Paços está na oitava posição.

Otávio é um meia de 25 anos revelado pelo Inter que chegou no Porto, foi emprestado ao Vitória de Guimarães em 2014 e desde 2016 é bem utilizado no clube. Marcou hoje seu segundo gol na temporada.

Belenenses 1-1 Farense

O jogo foi um duelo emocionante no final da partida. Em partida com poucas chances criadas, o Farense saiu na frente com Gauld em cobrança de pênalti e 10 minutos depois, o brasileiro Jonatan Lucca desperdiçou e o erro custou caro, já que o brasileiro Bruno Ramires conseguiu o empate após assistência do zagueiro Henrique aos 98 minutos, no apagar das luzes. Seria a primeira vitória da Farense que está na lanterna com apenas dois pontos e o Belenenses é o 12º colocado.

Bruno Ramires tem 26 anos e foi revelado pelo Cruzeiro em 2014. Após três temporadas no clube mineiro, o meio campista foi contratado pelo Vitória (BA). Em 2018, o atleta jogou pelo Moreirense, de Portugal, e pela Ponte Preta (SP). No ano seguinte, o jogador começou a temporada pelo CSA (AL), e foi contratado pelo Feirense, de Portugal. Essa é sua primeira temporada e marcou seu primeiro gol.

Rio Ave 2-0 Moreirense

Aos 14 minutos, o Rio Ave saiu na frente com gol do brasileiro Lucas Piazón após passe de Diego Lopes e o segundo gol que garantiu a vitória foi sair só aos 84 minutos, anotado através de uma penalidade. O Rio Ave subiu algumas posições e agora é o sétimo colocado, ultrapassou inclusive o Moreirense que agora é o nono.

Piazón foi revelado na base do São Paulo e foi vendido logo cedo ao Chelsea que o emprestou para Málaga, Vittese, Frankfurt, Reading, Fulham e Chievo. É a sua segunda temporada no Rio Ave e esse é o seu sexto gol marcado pela equipe.

Gil Vicente 1-2 Vitória Guimarães

Gil Vicente e Vitória fizeram um duelo movimentado e aos 23, Bruno Duarte abriu o placar após cruzamento de Quaresma. Samuel Lino empatou para o Gil Vicente aos 66, mas o português Rochinha fez o gol da vitória aos 89. O Vitória é o 5º e está indo para a Liga Europa, já o Gil Vicente é o 14º.

Bruno Duarte é um atacante de 24 anos que passou pela base de São Paulo e Palmeiras, mas começou no Taubaté e depois passou por Portuguesa, Lviv da Ucrânia e está na segunda temporada pelo Vitória. Samuel Lino também é umatacante de 20 anos e começou no São Bernardo, tendo breve passagem na base do Flamengo e chegou ao Gil Vicente no ano passado.

Portimonense 1-2 Santa Clara

Em mais um duelo com muitas chances criadas, o Santa Clara bateu o Portimonense. Cardoso abriu o placar aos 37 minutos e Thiago Santana ampliou na segunda etapa com belo gol. Boa Morte ainda diminuiu no segundo tempo após passe de Lucas Fernandes. O Santa Clara vem surpreendendo e é o 4º lugar com 10 pontos, enquanto o Portimonense está na zona de rebaixamento.

 

Thiago Santana tem 27 anos e no Brasil passou por São Carlos, Caxias, Hermann Aichinger, Figueirense e Náutico. Fora do país só passou por Portugal, passando por Vitória de Setúbal e Santa Clara. O atacante assumiu artilharia com seis gols no campeonato.

Braga 1-0 Famalicão

O Braga bateu o Famalicão com gol do brasileiro Bruno Viana, ex-Cruzeiro, aos 76 minutos em cobrança de bola parada e colocou o time na terceira colocação do campeonato e o Famalicão é o 14º do campeonato português com apenas seis pontos.

Bruno Viana tem 25 anos, é formado e revelado pelo Cruzeiro. No seu segundo ano na equipe profissional foi vendido ao Olympiacos, da Grécia, onde ficou uma temporada. Está pelo quarto ano seguido no Braga, onde é titular absoluto desde sua chegada.