Como Alan Empereur, nova contratação do Palmeiras, pode ajudar a equipe no restante da temporada ? Confira como Abel Ferreira pode utilizar o novo reforço
Alan Empereur com a camisa do Palmeiras (FOTO: Divulgação / Instagram Alan Empereur)

Versátil, bom cabeceador e atento as novidades táticas do mundo do futebol, Alan Empereur tem grande bagagem européia, mas vai encarar seu primeiro desafio em uma equipe grande

O Palmeiras fechou nesta semana a contratação do brasileiro Alan Empereur. O ex-jogador do Hellas Verona chega por empréstimo até  junho de 2021, com opção de compra após este período. Com características defensivas, o atleta de 26 anos fez toda sua carreira profissional na Itália e desembarca no alvi-verde para sua primeira experiencia jogando por um clube brasileiro. A chegada acontece em tão boa hora  que ele já fez sua estreia na última partida, válida pela Copa do Brasil, diante do Ceará. Apesar de jogar apenas 20 minutos, mostrou aos torcedores como pode ser útil para a equipe de Abel Ferreira no restante da temporada.

Versatilidade

Canhoto, Alan é zagueiro de origem. Foi assim que jogou em suas primeiras temporadas no futebol profissional, nas equipes do Livorno, Teramo e Salernitana , principalmente quando a linha de zaga era formada por 3 jogadores. Mais recentemente, porém, adaptou-se a lateral esquerda e é exatamente nesta posição que o jogador pode ser mais utilizado no Palmeiras, tendo em vista as saídas recentes de Diogo Barbosa e de Victor Luis. Em sua estréia, há de se apontar que o ele atuou ao lado de Emerson Santos e e Renan, fazendo uma trinca na zaga, mas também liberando o avanço de Gustavo Scarpa, que jogou improvisado como lateral esquerdo nesta partida. Abel Ferreira gosta que suas equipes iniciem as jogadas com uma linha de 3 jogadores e essa versatilidade de Alan pode ser útil nesse quesito.

Na temporada passada, Alan atuou mais como lateral no Hellas Verona (FOTO: Reprodução/ Sofascore)

Jogada Aérea

Alan é visto como um bom cabeceador, sendo o jogo aéreo (tanto ofensivo, como defensivo) uma de suas principais características. Este é outro fator que vai agregar muito para a equipe do Palmeiras.  Em 2020, a equipe tem sofrido bastante com gols cuja origem é a bola parada. Empereur, com seu 1,86m, tem apenas um gol na carreira profissional (que não foi de cabeça), mas partiu de um escanteio e ele estava lá dentro da área esperando sua oportunidade.

Conhecimento Tático

Empereur foi treinado por nomes importantes do futebol italiano. Seu ultimo treinador, Ivan Juric, foi aluno de Gasperini, o técnico que encantou a Europa na temporada passada com uma Atalanta ofensiva e envolvente. Além de Juric, Alan foi comandado também por Roberto de Zerbi, atual treinador do Sassuolo e um dos maiores entusiastas do tiki-taka, tão conhecido no Barcelona de Pep Guardiola. Essas vivências com escolas que dão tanta importância a posse e saída de bola irão agradar e muito Abel Ferreira em seu projeto de reviver a “Academia de Futebol” palmeirense.

Falta de Experiência

O Palmeiras, até o momento, é o maior clube da carreira de Alan. O jogador atuou apenas em equipes medianas na Itália e talvez este seja a sua principal dificuldade nesses primeiros meses dentro do clube. Aliado a essa inexperiência, a concorrência em seu setor é alta, com Gustavo Gómez e Luan tomando conta da defesa e Matias Viña se firmando cada vez mais como destaque da equipe na lateral esquerda. Outro ponto que pode influenciar de forma negativa é o tempo que o jogador vai precisar para se adaptar ao futebol brasileiro, com um ritmo incessante de partidas e um espaço curtíssimo de treinamento.

Veredito

Nesta temporada, pelo Hellas Verona, o atleta atuou em 5 partidas começando como titular ou seja, tem ritmo de jogo. Contudo, não deverá ter vaga nos 11 iniciais com frequência no Palmeiras, pois há opções mais experientes e com mais entrosamento no grupo. Apesar disso, pelo que foi apresentado acima, o jogador tem totais condições de entrar durante algumas partidas e servir como uma boa opção para o restante da temporada, em um um elenco que cada vez mais evidencia a sua reformulação.