O que Jonathan Cafú pode entregar ao time do Corinthians? Confira a análise do novo reforço para o ataque do Timão
J.Cafu com a camisa do Bordeaux (FOTO: Divulgação/ Instagram Jonathan Cafú)

Jogador pode ser uma das melhores opções de um time mais reativo e que jogue explorando os contra-ataques; baixo número de gols, entretanto, mostra que ele não é o salvador da pátria alvi-negra

Chegando para reforçar o ataque do Corinthians, Jonatan Cafú (ex-atleta do Al-Hazm)  espera no Timão alcançar números melhores do que nos últimos anos de sua carreira. Com contrato até o final de 2023, ele promete agregar mais velocidade e profundidade para a equipe Corinthiana. Contudo, quem espera um goleador nato pode acabar se decepcionando com as estatísticas do jogador quando falamos de balançar as redes. Confira abaixo o que a fiel torcida pode esperar do novo reforço:

Muita Velocidade

O atleta de 29 anos tem por característica principal a velocidade. Usa tal artifício para se desvencilhar dos adversários e conseguir dar profundidade as jogadas laterais. Foi atuando desta forma que viveu sua melhor fase na carreira, no Ludogorets da Bulgaria, quando marcou 21 gols em 73 partidas. Em uma equipe que atue de forma mais reativa, ele pode ser uma ótima opção para os contra-ataques, principalmente em descidas que necessitem de poucos toques na bola. Nos últimos anos, o Corinthians obteve seus títulos jogando desta maneira e quando tentou mudar seu jeito de jogar com Tiago Nunes, nao deu muito certo. Vagner Mancini disse que tentaria trazer o jeito Corinthians de jogar novamente e Jonathan Cafú pode ser muito útil nesse plano.

Mapa de calor do jogador na última temporada (FOTO: Reprodução/Sofascore)

Poucos Gols

Apesar dos números apresentados pelo jogador no Ludogorets, os últimos anos não foram tão positivos para o jogador. Em seu último clube, em 15 partidas, ele marcou apenas dois gols e deu duas assistências. Destas 15 partidas, em 13 ele começou sendo titular mas não teve grandes exibições. Prova disso, é que sua média no “SofaScore” é apenas a décima quarto no elenco. Somando suas últimas três temporadas, o jogador fez 47 partidas e marcou apenas 6 gols, uma média de 0,12 gols por partida. Mesmo para um jogador que não tem características de goleador, essa média é muito baixa e pode fazer alguns torcedores questionarem o investimento.

Pontuação média de Jonathan Cafú (FOTO: Reprodução/Sofascore)

Readaptação

Jonathan está fora do Brasil desde 2015, quando saiu do Sao Paulo sem deixar saudades. Apesar de já ter feito algumas partidas nesta temporada, o jogador pode precisar de um tempo para se adaptar novamente ao futebol brasileiro e ao elenco corintiano. Como dito anteriormente, sua explosão e arranque podem ser benéficas ao elenco de Vagner Mancini, que tem como opções de linha de fundo o jovem Léo Natel, Everaldo e Gustavo Silva. De fato, Cafu é mais rápido que os 3 jogadores, contudo, suas limitações com a bola nos pés podem minar suas chances de ser titular absoluto nesse time.

Jonathan Cafú não chega para ser a solução de todos os problemas ofensivos do Corinthians, contudo pelo momento que atravessam, a simbiose entre os dois pode ser muito benéfica. Caso Mancini arme uma equipe reativa e voltada ao contra-ataque, o jogador pode ser uma das melhores opções para válvula de escape em contra-ataques ou quando entrar no decorrer das partidas e encontrar defensores mais desgastados fisicamente.