Paulinho, Talisca, Róger Guedes…Confira os 10 artilheiros brasileiros que mais balançaram as redes nessa temporada na China:
Talisca e Paulinho comemoram um dos gols na Liga (Foto: Divulgação/IC Photo)

Com diversos brasileiros atuando, o Campeonato Chinês teve como artiheiro o congolês Cedrik Bakambu com 14 gols, mas alguns brasileiros chegaram perto dessa marca, entre eles o brasileiro Paulinho que mesmo atuando no meio fez 12 e o atacante Marcão também chegou perto com 11 tentos na rede. Confira os 10 artilheiros brasileiros que mais balançaram as redes na China:

Paulinho (Guangzhou):

Paulinho comemora um de seus gols no campeonato (Foto: Divulgação/ Instagram guangzhou)

Paulinho tem números incríveis na China e nesta temporada não foi diferente e mesmo sua equipe perdendo o título na final, ele conseguiu ser um dos melhores jogadores do Campeonato. O meia marcou 9 gols na fase de grupos e deu 2 assistências e na fase final foram 3 gols e 2 assistências em 6 jogos, mas nas duas partidas da final acabou passando em branco e sua equipe perdeu a chance de levar mais um troféu.

Paulinho tem 32 anos e no Brasil passou por Portuguesa, Audax, Bragantino e Corinthians. Fora do país passou por Vilnius, da Lituânia, Lodzki, da Polônia, Tottenham, Barcelona e Guangzhou Evergrande. Nesta temporada fez incríveis 12 gols em 20 jogos.

Marcão

Marcão em ação pelo Hebei Fortune (Divulgação/Instagram)

Marcão repetiu a temporada passada quando marcou 11 gols, mas nessa teve a média de gols ainda melhor, já que marcou em apenas 17 jogos, na anterior haviam sido em 26 jogos. Além dos gols, ainda deu duas assistências e foi o terceiro colocado na artilharia geral do campeonato.

Marcão tem 26 anos e foi revelado pelo Ituano, passou também por Guarani-SC e Bragantino. Chegou a Coreia do Sul em 2017 e em duas temporadas marcou 47 gols e foi comprado pelo Hebei Fortune, onde já soma 22 gols em duas temporadas.

Alex Teixeira

Alex Teixeira com a camisa do Jiangsu Suning (Foto: Divulgação/CSL)

 

Alex Teixeira é apontado por alguns como o craque do campeonato pois apenas em 5 jogos dos 20 que jogou ele não participou de gol e no mata-mata apenas no primeiro jogo da final ele não participou. Foram incríveis 10 gols e 5 assistências em 20 jogos e um dos gols foram marcados na final.

Alex Teixeira tem 30 anos e foi revelado pelo Vasco em 2008. Após duas temporadas no clube brasileiro, o atacante foi contratado pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e lá permaneceu por seis temporadas e meia até ser contratado pelo Jiangsu Suning em 2016. Após quatro anos ele venceu seu primeiro título pelo clube e seu contrato se encerra agora em dezembro, o deixando livre para assinar com qualquer time. Está sendo muito especulado na Arábia Saudita, mas também pode renovar com a equipe chinesa.

Alan Kardec

Alan Kardec comemora gol marcado pelo Chongqing Dangdai (Divulgação/Chongqing Dangdai)

Alan Kardec mostra que ainda está muito bem adaptado na China e fez 9 gols em 14 jogos disputados, além de ter dado outros quatro passes para gol. Não a toa é ídolo da torcida do clube e o capitão da equipe.

Alan Kardec foi revelado nas categorias de base do Vasco, e no Brasil passou também por Internacional, Santos, Palmeiras e São Paulo. O atacante joga na China desde 2016, quando foi comprado pelo Chongqing Dangdai por 5 milhões de euros.

Henrique Dourado

Henrique Dourado comemorando um de seus gols. (Foto: Reprodução/WKL)

Henrique Dourado foi o artilheiro e melhor jogador da equipe do Henan Jiaye que disputou o playoff de rebaixamento e inclusive marcou o gol que manteve a equipe na primeira divisão em um jogo que foi para a prorrogação. Ele marcou 8 gols, sendo 3 de pênalti) em 16 jogos e deu 1 assistência.

Henrique Dourado foi revelado pelo Flamengo-SP, e passou por  Lemense, União São João, Cianorte, Chapecoense, Mogi Mirim, Santos, Portuguesa, Palmeiras, Cruzeiro, Vitória de Guimarães, Fluminense, e Flamengo até ser negociado com o Henan Jianye.

Hulk

Hulk comemora um de seus gols pelo Shanghai (Foto: Divulgação/ Instagram Hulk)

Hulk não foi tão influente quanto foi em outras temporadas, mas mesmo assim fez gols importantes, no total foram 6 gols marcados pelo atacante em 16 jogos disputados, três deles marcados de pênalti, função de batedor que ele exerceu muito bem sem errar nenhum.

Hulk, atacante de 34 anos, foi revelado pelo Vitória, em 2004. Após a rápida passagem pelo time baiano, o brasileiro foi para o Japão, onde atuou por equipes como Kawasaki Frontale, Consadole Sapporo e Tokyo Verde. Foi para o Porto em 2008 e ficou no time português até 2012, quando foi transferido para o Zenit, da Rússia, onde disputou 148 jogos e marcou 77 gols. Chegou ao Shanghai East Asia, seu atual clube, em 2016.

Talisca

Talisca comemora gol (Foto: Divulgação/ Instagram Guangzhou)

Talisca fez uma primeira fase de pouco brilho com apenas 3 gols e 1 assistência em 11 jogos, mas na segunda repetiu os números e foi decisivo nas quartas de final e também no segundo jogo da semi, mas apesar disso fez dois jogos na final com pouco brilho.

Anderson Talisca tem 26 anos e foi revelado pelo Bahia. Fora do país passou por Besiktas, Benfica e está em sua terceira temporada no Guangzhou Evergrande. Neste ano fez seis gols em 17 jogos.

Matheus

Matheus comemora com Muriqui o gol na partida (Foto: Divulgação/Shijiazhuang)

O nome menos badalado desta lista, Matheus fez um grande campeonato, mas não conseguiu evitar o rebaixamento da sua equipe. Foram 6 gols e 7 assistências do brasileiro em 15 jogos disputados. Dividiu o protagonismo da equipe junto com Muriqui.

Matheus tem 37 anos e foi revelado pela equipe do Itabaiana em 2003. O atacante pouco jogou no Brasil, permanecendo no país até 2005, quando foi para Portugal jogar pelo FC Marco. O jogador tem passagens por outros clubes portugueses como SC Braga, Beira-Mar e Vitória de Setubal. Em 2010, foi para a Ucrância jogar pelo Dnipro, onde ficou até 2015. No ano seguinte, foi para a China atuar pelo Shijiazhuang Ever Bright. Seu contrato se encerra em dezembro e seu futuro ainda está em aberto.

Róger Guedes

Roger Guedes comemora um dos seus gols(Foto: Divulgação/Shandong Luneng)

Róger Guedes demorou a ser utilizado pelo Shandong Luneng, mas quando teve chances foi essencial para o clube, marcando 6 gols e dando 2 assistências em apenas 10 jogos, sendo 5 desses gols marcados na fase de mata-mata.

Roger Guedes tem 24 anos e foi formado nas categorias de base do Criciúma (SC), onde foi revelado e se destacou. No Brasil também atuou por Atlético Mineiro e Palmeiras (SP). Está em sua terceira temporada no Shandong Luneng 

Oscar

Oscar comemora gol marcado com os companheiros. (Foto: Reprodução/Instagram Shangai SIPG)

Após primeira fase espetacular com 5 gols (4 de pênalti) e 9 assistências em 12 jogos, ele não teve nenhuma participação direta em gol no mata-mata, o que explica seu clube ter marcado apenas dois gols em 4 jogos nas quartas e nas semis.

Oscar começou a carreira no São Paulo, passou pelo Internacional e rumou a Europa, mais especificamente ao Chelsea. Após quatro temporadas e meia decidiu se tranferir para o Shangai SIPG, onde está até hoje.