Gol de Leandro Pereira, ex-Palmeiras; Everaldo, ex-Chapecoense, marca de novo e outros brasileiros brilham na primeira e segunda divisão do Japão:
Douglas Vieira e Leandro Pereira comemoram empate do Sanfrecce Hiroshima (Divulgação/Sanfrecce Hiroshima)

Neste fim de semana, a primeira e a segunda divisão japonesa contou com diversos gols de brasileiros. Pela elite nacional, um dos destaques destes confrontos vai para o gol de Leandro Pereira no empate entre Sanfrecce Hiroshima e Hokkaido Consadole Sapporo. Já pela segundona do Japão, o atacante Edigar Junio confirmou a vitória do V-Varen Nagasaki diante do Albirex Niigata. Confira o resumos dos jogos deste fim de semana pelas principais ligas do Japão:

Sanfrecce Hiroshima 2 x 2 Consadole Sapporo

Num jogo emocionante, a equipe do Sanfrecce Hiroshima recebeu o Hokkaido Consadole Sapporo no Edion Stadium em jogo válido pela 31ª rodada da J-League 1. Quem tomou a iniciativa e abriu o placar foi o time do Sapporo. Aos 42 minutos da primeira, Akito Fukumori abriu o placar para os visitantes. Já na etapa final, o Sapporo ampliou a vantagem com Hiroki Miyazawa marcando aos 8 minutos. A resposta do Hiroshima veio com Leandro Pereira diminuindo a vantagem um minuto depois do segundo gol do Sapporo. O empate da partida veio aos 13 minutos do segundo tempo com Douglas Vieira estragando a festa do Consadole Sapporo.

Leandro Pereira em campo (Divulgação/Sanfrecce Hiroshima)

Com o empate, o Sanfrecce Hiroshima tem 48 pontos e ocupa a 7ª colocação. Já o Sapporo é o 13° colocado, com 35 pontos.

Leandro Pereira tem 29 anos e foi revelado pela Ferroviária, em 2009. Em 2010, o atacante teve uma curta passagem pelo sub-19 do Internacional e retornou para o time de Araraquara no ano seguinte. Leandro ainda conta com passagens por Mogi Mirim, Capivariano, Icasa, Portuguesa, Chapecoense, Palmeiras, Club Brugge-BEL, Sport e Matsumoto Yamaga-JAP até ir ao Sanfrecce Hiroshima desde 2019. Na atual temporada, Leandro soma 16 gols em 27 partidas na J-League 1.

Douglas da Silva Vieira tem 33 anos e foi revelado pelo Macaé, em 2009. O atacante passou equipes de menor expressão no Brasil como: Sport-MG, Santo Ângelo, Kalmar FF-SUÉ, Juventus-RS, São José-RS, São Luiz, União Frederiquense, Juventude e Náutico. Em 2016, Douglas rumou ao Japão onde atuou por três temporadas pelo Tokyo Verdy até ser vendido ao Hiroshima em 2019. Pelo clube de Hiroshima, Douglas Vieira tem 9 gols em 30 jogos disputados.

Shimizu S-Pulse 1 x 1 Shonan Bellmare

No duelo deste domingo (29), o Shimizu S-Pulse recebeu o Shonan Bellmare no IAI Stadium Nihondaira e quem conseguiu abrir o marcador foram os visitantes. Aos 14 minutos da etapa final, o atacante japonês Hiroto Nakagawa fez o dele e deu a vantagem para o Shonan. A resposta do Shimizu veio 5 cinco minutos depois com Carlinhos Junior para sacramentar o empate.

Confira os melhores momentos: https://www.youtube.com/watch?v=W34vMuIQfqc

Com o resultado, o Shimizu S-Pulse segue na penúltima colocação com 24 pontos. A equipe está a apenas 3 pontos do lanterna, o Vegalta Sendai. Já o Shonan Bellmare ocupa o 16°lugar, com um ponto de diferença para o rival Shimizu S-Pulse.

Carlos Antônio de Souza Júnior, mais conhecido como Carlinhos Junior, tem 26 anos e foi revelado pelo Paraná, em 2013. O atacante jogou 2 anos pelo clube paranaense até ser contratado pelo Botafogo-PB, em 2016. No ano seguinte, Carlinhos foi para a Suíça atuar pela equipe do FC Lugano. Em 2020, foi vendido ao Shimizu S-Pulse, onde soma 9 gols em 28 partidas pelo clube japonês.

Cerezo Osaka 1 x 0 Yokohama FC

Nesta partida, a vitória da equipe do Cerezo saiu apenas na segunda etapa. Aos 16 minutos, Bruno Mendes confirmou a vitória dos donos da casa e manteve a equipe na briga pelo G4 da competição.

Bruno Mendes comemora gol contra o Yokohama FC (Divulgação/Cerezo Osaka)

Com o triunfo, a equipe do Cerezo Osaka fica na 5ª colocação com 55 pontos, mesma pontuação do que o 4° colocado, o Kashima Antlers. Já o Yokohama FC é o 15° colocado com 28 pontos.

Bruno Pereira Mendes tem 26 anos e foi revelado pelo Guarani, em 2011. No ano seguinte, Bruno foi para o Rio de Janeiro jogar pelo Botafogo. O atacante permaneceu no Glorioso até 2013 quando foi emprestado ao Athlético e Avaí, onde jogou por duas temporadas. Em 2015, Bruno Mendes foi para Portugal onde jogou pelo Vitória de Guimarães jogar pelo time B do clube lusitano. Bruno ainda conta com uma segunda passagem pelo Guarani, onde jogou em 2017 e 2018 até ir para o Japão jogar pelo Cerezo Osaka, em 2019. Pelo time de Osaka, Bruno soma 8 gols em 25 jogos pela J-League 1.

Kashima Antlers 4 x 0 Urawa Red Diamonds

Neste domingo (29), o Kashima Antlers recebeu o Urawa Red no Kashima Soccer Stadium e não tomou conhecimento do adversário. Os mandantes atropelaram o rival e aplicaram uma goleada de 4 a 0. O primeiro gol foi marcado aos 11 minutos de partida com Ayese Ueda. Já na segunda etapa, aos 5 minutos de jogo, Ayese Ueda fez o segundo dele no jogo. Aos 19 minutos, Everaldo fez o dele e anotou o terceiro gol do Kashima. Já no fim da partida, o volante Leo Silva marcou após pela jogada individual do meia Shoma Doi.

Veja o gol de Leo Silva: https://twitter.com/J_League_En/status/1332955304552583168

Com a vitória, o Kashima Antlers segue na 4ª colocação com 55 pontos. O time comandado pelo brasileiro Antônio Carlos Zago está a 4 pontos atrás do vice-colocado, o Gamba Osaka. Já o Urawa Reds ocupa a 9ª colocação, com 45 pontos.

Everaldo Stum tem 29 anos e foi revelado pelo Esportivo, em 2005. De lá, o jogador passou por Grêmio, Caxias, CSA, Figueirense, Paysandu, EC Água Santa, Santa Cruz, Grêmio Novorizontino, Atlético Goianiense e Chapecoense em terras canarinhas. Fora do país, ele atuou por Al-Faisaly-ARA, Querétaro-MÉX e Kashima Antlers, do Japão.

Hugo Leonardo Silva Serejo, mais conhecido como Leo Silva, tem 34 anos e foi revelado pelo URT, em 2002. O experiente volante possui passagens por Cruzeiro, Ipatinga, Botafogo, Guaratinguetá e Portuguesa e Albirex Niigata-JAP. Leo está no Kashima Antlers desde 2017 e este foi o primeiro gol do brasileiro pela equipe japonesa na temporada.

Gamba Osaka 1 x 1 Sagan Tosu 

Neste confronto, a vitória era essencial para as duas equipes. Uma simples vitória do Gamba Osaka permitiria a equipe uma maior vantagem na vice-liderança do torneio. Já para o Sagan Tosu, seria importante para se afastar das últimas colocações. Aos 11 minutos, os visitantes abriram o placar com Ruynosuke Sagara. Na segunda etapa, aos 32 minutos Patric marcou belo gol de letra após assistência do lateral-direito Ryu Takao.

Veja o bonito gol de Patric: https://twitter.com/GAMBA_OFFICIAL/status/1332999264268533761

Com o empate entre as equipes o Gamba Osaka segue no 2° lugar com 59 pontos. A equipe tem apenas 3 pontos de vantagem para o 3° colocado, o Nagoya Grampus. Já o Sagan Tosu é o 14° colocado com 30 pontos, dois pontos a mais do que o Yokohama FC.

Anderson Patric Aguiar Oliveira tem 33 anos e atuou em diversos times no Brasil, entre eles Paysandu, Vila Rica, Santa Cruz, Salgueiro, Icasa, Democrata-GV, Vera Cruz-PE, São José-AP, Americano, Vasco da Gama, Vila Nova, Atlético-GO, Fortaleza. O atacante está desde 2015 no Japão e já atuou por Kawasaki Frontale, Ventforet Kofu, Sanfrecce Hiroshima e Gamba Osaka. Na atual temporada, Patric tem 8 gols em 31 jogos pelo clube de Osaka.

Veja como fica a classificação da J-League 1:

Classificação da J-League 1 (Divulgação/Sofascore)

J-League 2

V-Varen Nagasaki 2 x 0 Albirex Niigata

No confronto deste sábado (28), o V-Varen Nagasaki não tomou conhecimento do adversário e venceu o Albirex Niigata no Nagasaki Prefectural Stadium em partida válida pela 37ª rodada da J-League 2. Aos 30 minutos de jogo, os mandantes inauguraram o placar com o japonês Cayman Togashi. Já na segunda etapa, o clube de Nagasaki confirmou o triunfo sobre o rival com Edigar Junio marcando aos 22 minutos do segundo tempo.

Edigar Junio em ação contra o Albirex Niigata (Divulgação/V-Varen Nagasaki)

Com a vitória, o V-Varen Nagasaki se mantém na vice-colocação com 70 pontos, mesma pontuação do Avispa Fukuoka. A equipe está a 4 pontos atrás do líder Tokushima Vortis. Já o Albirex Niigata ocupa a 6ª colocação com 56 pontos conquistados.

Edigar Junio Teixeira Lima tem 29 anos e foi revelado pelo PSTC, em 2008. No mesmo ano, o atacante foi contratado pelo Athletico e defendeu as cores da equipe paranaense até 2012. Em 2013, foi emprestado ao Joinville e atuou por 2 temporadas pelo clube catarinense, retornando ao Athletico em 2014. Edigar ainda tem passagens pelo futebol nordestino onde atuou pelo Bahia e em 2019, foi emprestado ao Yokohama Marinos, do Japão. Foi contratado pelo V-Varen Nagasaki neste ano e soma 7 partidas e 4 gols anotados na segunda divisão japonesa.

JEF United Chiba 1 x 2 Jubilo Iwata

No último jogo deste domingo (29) pela segunda divisão da Liga do Japão, o United Chiba recebeu o Jubilo Iwata na Fukuda Denshi Arena pela 37ª rodada da J-League 2. Aos 21 minutos de partida, o Jubilo Iwata abriu o placar com Daiki Ogawa. A equipe vistante ainda ampliou o placar com Yasuhito Endo marcando aos 40 minutos da primeira etapa. Após o intervalo, o atacante Alan Pinheiro descontou, mas ão evitou a derrota do Chiba.

Alan Pinheiro comemora gol (Divulgação/JEF United Chiba)

Com a derrota, o Chiba fica na 14ª posição com 45 pontos, mesma pontuação do Fagiano Okayama. Já o Jubilo Iwata ocupa a 7ª colocação com 54 pontos, dois pontos a menos que o rival Albirex Niigata.

Alan Lopes Pinheiro tem 28 anos e foi revelado pelo Vitória, em 2008. Alan possui passagens por Ceará, Kawasaki Frontale-JAP, ASA e Tokyo Verdy-JAP até ir para o JEF United Chiba em 2019. O atacante tem 2 gols anotados em 20 partidas pela equipe de Chiba.

Zweigen Kanazawa 3 x 4 Tokushima Vortis

Numa partida eletrizante de 7 gols, o líder Tokushima Vortis venceu o Zweigen Kanazawa fora de casa e aumentou a vantagem na ponta da tabela da segundona do Japão. Só na primeira etapa, tivemos quatro gols. Aos 8 minutos Kazuki Nishiya abriu o placar para os visitantes. Quinze minutos depois, Yuki Kakita ampliou a vantagem. Aos 33 minutos, Ken Iwao fez o terceiro de Toskushima. Aos 42 minutos, Mutsuki Kato descontou para os donos da casa.

Após o intervalo, o time de Kanazawa conseguiu empatar a partida. Aos 15 minutos do segundo tempo, Rodolfo fez o dele, e três minutos depois, Raisei Shimazu empatou o confronto. Mas aos 35 minutos, Yuki Kakita interrompeu a reação dos mandantes e marcou seu segundo gol no jogo. 4 a 3 para o líder Tokushima Vortis.

Rodolfo em ação pelo Kanazawa (Divulgação/Zweigen Kanazawa)

Com a derrota, o Zweigen Kanazawa é o 18° colocado com 43 pontos, mesma pontuação que o Ryukyu. Já o Tokushima Vortis segue liderando o campeonato com incríveis 77 pontos em 37 rodadas. A equipe é seguida logo atrás pelo Avispa Fukuoka, com 73 pontos.

Rodolfo Tito de Moraes tem 23 anos e foi revelado pelo Metropolitano, em 2016. O atacante ainda conta com passagens por Atlético Itapemirim, Boa Esporte, CEOV Operário e Montedio Yamagata-JAP até ser emprestado ao Zweigen Kanazawa, em 2020. Rodolfo tem 20 jogos e 3 gols marcados pelo clube de Kanazawa.

Confira a classicação da J-League 2:

Classificação da J-League 2 (Divulgação/Sofascore)