Ex-Grêmio, Everton Cebolinha marca e Benfica volta a vencer após dois jogos, defensor ex-São Paulo, Morato vive fase artilheira no Benfica B. Veja outros destaques da última rodada do futebol português:
Everton abraçando o companheiro após o gol. (Foto: Divulgação/Benfica)

Neste final de semana aconteceu a 9ª rodada da Primeira Liga de Portugal e também a Segunda Liga. Os jogos tiveram início na sexta (27) e se encerraram nesta segunda. Confira o resumo dos jogos em que os brasileiros atuaram e como estão seus times na tabela.

Paços de Ferreira 2 x 0 Famalicão

Paços de Ferreira recebeu em casa o Famalicão na abertura da oitava rodada da Primeira Liga e o time venceu por  2 a 0 mesmo com o Famalicão criando mais. Singh abriu o placar na primeira etapa e Uilton saiu do banco para fazer o gol que deu números finais ao jogo. O Paços pulou para a sexta colocação e se vencer seu jogo atrasado na terça entra na zona de classificação para a Liga Europa. O Famalicão é o 10º.

Uilton é um lateral/ponta direita que foi revelado pelo Novorizontino e depois atuou no futebol goiano por Trindade, Caldas Novas, Anapolina, Novo Horizonte, CRAC, CEOV Operário, Grêmio Anapólis, que o emprestou para o Paços, onde está na sua terceira temporada.

Tondela 0 x 2 Vitória SC

O Vitória de Guimarães foi até o estádio do Tondela e conseguiu o resultado desejado. Com a vitória por 2 a 0, o Vitória SC se manteve na zona de classificação para a Liga Europa, mas pode ser ultrapassado pelo Paços que tem jogo a menos.

O Tondela foi superior durante toda primeira etapa criando chances claras de gols, mas o Vitória desafogou o jogo na segunda etapa após pular na frente com gol de pênalti de André, depois foi a vez de Bruno Duarte fazer 2 a 0 e matar a partida dando um toque com estilo na saída do goleiro.

O brasileiro autor do gol do Vitória foi o Bruno Duarte, de 24 anos, que passou pelas categorias de base do São Paulo, mas foi revelado pelo Palmeiras. No Brasil, também passou pela Portuguesa e, depois, foi para a Ucrânia, no FC Lviv, antes de ir para Portugal. Fez seu segundo gol na Liga.

 

Portimonense 1 x 0 Nacional

O Portimonense e Nacional fizeram um jogo amarrado que foi decidido faltando poucos minutos para o fim da partida. O Portimonense venceu e saiu da zona de rebaixamento temporariamente, mas pode ser ultrapassado e o Nacional caiu para sétima posição. O jogo foi decidido aos 89 minutos com de pênalti marcado por Fabrício.

Fabrício tem 30 anos e no Brasil passou por Capivariano, Ituano, Juventude e Botafogo. Jogou por sete temporadas no Portimonense, uma no Hangzhou Greentown, da China, uma no Kashima Antlers, do Japão e estava desde 2018 no Urawa Reds. Marcou o seu segundo gol na Primeira Liga.

 

Gil Vicente 2 x 0 Rio Ave

Gil Vicente recebeu o Rio Ave e fez seu dever de casa vencendo o time e pegando o elevador na tabela, subindo para a 12ª colocação, enquanto o Rio Ave está na 9ª posição. A partida contou com uma bela atuação do goleiro Dênis que defendeu um chute que entraria no ângulo. O brasileiro Filipe Augusto marcou contra e o Gil pulou na frente do placar e aos 95 minutos, Lourency viu o goleiro adiantado e fez um golaço.

Lourency também tem 24 anos e foi revelado pela Chapecoense. No Brasil também passou por Vila Nova e Brasil de Pelotas. Marcou 5 gols na temporada passada e esse foi seu primeiro gol nesta nova temporada.

Marítimo 1×2 Benfica

O Marítimo recebeu o Benfica no seu estádio pelo último jogo da Primeira Liga de Portugal. Com Jorge Jesus pressionado pelo fato do time estar dois jogos sem vitória, o Benfica precisava do resultado e conseguiu. Após Rodrigo Pinho abrir o placar para o Marítimo, Pizzi empatou depois e Everton fez o gol da virada na segunda etapa e pulou para a vice-liderança.

Rodrigo Pinho tem 29 anos e foi revelado pelo Bangu. No Brasil também passou por Cabofriense e Madureira, onde foi artilheiro do Campeonato Carioca. Fora do país só passou por Portugal, jogando por Braga, Nacional e Marítimo. Já soma seis gols no campeonato.

Everton tem 24 anos e começou sua carreira na base do Fortaleza, se transferindo logo aos 17 anos para o Grêmio, onde foi peça importantíssima conquistando a Copa do Brasil de 2015 e a Libertadores de 2016. Foi o principal jogador do clube gaúcho no tempo que atuou se tornando ídolo gremista com 69 gols e 30 assistências em 274 jogos, chegando a Seleção Brasileira no ano passado e sendo artilheiro da Copa América em 2019. Esse foi seu segundo jogo pelo Benfica.

Segunda Liga

Arouca 2 x 3 Porto B

Arouca e Porto B duelaram pela 10ª rodada da Segunda Liga de Portugal e foi o time B do Porto que conseguiu sair com a vitória, subindo algumas posições, ocupando agora a 12ª colocação, já o Arouca que briga pelo acesso está na quinta posição, seis pontos atrás da zona de acesso.

O Porto B não deu chances para o Arouca e nos primeiros 20 minutos abriu 2 a0 com Daniel Loader e Francisco Conceição. Quatro minutos depois André Silva diminuiu, mas aos 31 Daniel Loader fez 3 a 1. No fim do jogo, Heliardo diminuiu, mas já era tarde.

André Silva durante a partida de ontem. (Foto: Divulgação/Instagram)

Heliardo, ou simplesmente Eli, nasceu em Iporã. Atuou nas categorias de base do Internacional e atuou profissionalmente nas equipes do Pelotas, Oeste, Esportivo, São Jose-RS e Joinville. Em Portugal, além do Arouca, clube onde já fez 9 partidas e marcou dois gols, vestiu a camisa do Tondela também.

André Silva é um jovem atacante de 24 anos revelado pelo Atlético Diadema que está há três anos em Portugal, onde passou pelo Rio Ave e está na sua segunda temporada pelo Arouca.

Benfica B 1 x 0 Varzim

Benfica jogou em casa contra o Varzim e conseguiu a sua quarta vitória no campeonato, agora está ocupando a oitava colocação da Segunda Liga. O Varzim segue na lanterna da competição com apenas seis pontos somados. O autor do gol da vitória foi Felipe Morato, que fez aos 56 minutos.

Morato na partida de hoje. (Foto: Divulgação/Instagram)

Morato tem 19 anos e começou sua base na Portuguesa, mas já no sub-15 foi para o São Paulo e lá ficou até o ano passado, até chegar ao Benfica e está sendo utilizado na equipe B do time português. Fez hoje seu segundo gol pelo Benfica, mesmo sendo zagueiro.