Bruno Mendes, ex-Botafogo, e outros brasileiros brilham na rodada pela primeira e segunda divisão do Japão. Confira os destaques:
Bruno Mendes comemora vitória do Cerezo Osaka (Divulgação/J-League)

Neste fim de semana, entre sábado e domingo, tivemos a continuação das principais ligas japonesas. Marcada por poucos gols de brasileiros, a 31ª rodada da primeira divisão teve um doblete do atacante Bruno Mendes. Já pela segundona nacional, quem brilhou na 39ª rodada foi o atacante Iury, que também marcou dois gols na goleada do Renofa Yamaguchi.

Hokkaido Consadole Sapporo 1 x 3 Cerezo Osaka

Neste sábado (5), o Hokkaido Consadole Sapporo recebeu a equipe do Cerezo Osaka no Sapporo Dome. Os visitantes não tomaram conhecimento e superaram o Sapporo e seguem na briga pelas primeiras colocações. O primeiro tento foi anotado aos 39 minutos de jogo com Bruno Mendes. Já na segunda etapa, aos 9 minutos, o Cerezo Osaka ampliou o marcador com Hiroshi Kiyotake.

O Sapporo até conseguiu diminuir a vantagem criada do adversário, mas já era tarde demais. Aos 24 minutos, Jay Bothroyd marcou para os mandantes. Porém, o balde de água fria veio aos 35 minutos da etapa final quando Bruno Mendes fez seu segundo gol na partida e confirmou a vitória da equipe de Osaka.

Veja os lances da vitória do Cerezo: https://www.youtube.com/watch?v=nepE1S4WFZ8&feature=youtu.be

Com a vitória, o Cerezo Osaka segue na 4ª colocação com 58 pontos. A equipe está a apenas um ponto de distância do terceiro colocado, o Nagoya Grampus. Já o Sapporo  está em 13°lugar com 35 pontos em 31 jogos disputados.

Bruno Pereira Mendes tem 26 anos e foi revelado pelo Guarani, em 2011. No ano seguinte, Bruno foi para o Rio de Janeiro jogar pelo Botafogo. O atacante permaneceu no Glorioso até 2013 quando foi emprestado ao Athletico e Avaí, onde jogou por duas temporadas. Em 2015, Bruno Mendes foi para Portugal onde jogou pelo Vitória de Guimarães jogar pelo time B do clube lusitano. Bruno ainda conta com uma segunda passagem pelo Guarani, onde jogou em 2017 e 2018 até ir para o Japão jogar pelo Cerezo Osaka, em 2019. Pelo time de Osaka, Bruno soma 10 gols em 26 jogos pela J-League 1.

Shimizu S-Pulse 2 x 2 Kawasaki Frontale

Ainda nos jogos deste sábado (5), o vice-lanterna Shimizu S-Pulse recebeu o líder e atual campeão da J-League 1, o Kawasaki Frontale no IAI Stadium Nihondaira. No confronto, quem saiu na frente no placar foram os donos da casa. Aos 11 minutos de jogo, o Shimizu inaugurou o marcador com Carlinhos Júnior. Dez minutos depois, o Frontale conseguiu o empate com Ao Tanaka.

Ainda na primeira etapa, o Shimizu conseguiu virar a partida. Aos 40 minutos, Renato marcou dando a vantagem novamente aos mandantes. Porém, o Frontale não desistiu de conquistar pelo menos um ponto no duelo e buscou o empate de novo. Aos 35 minutos do segundo tempo, Miki Yamane fez o dele e fechou o placar: 2 a 2.

Veja os melhores momentos deste jogão: https://www.youtube.com/watch?v=hEMEE-c4WeU&feature=youtu.be

Com empate, o Shimizu segue na 17ª colocação com apenas 25 pontos. A equipe tem apenas um ponto de vantagem sobre o lanterna, o Vegalta Sendai. Já o atual campeão, o Kawasaki Frontale chegou a 76 pontos.

Carlinhos Júnior foi revelado pelo Paraná, onde atuou entre 2013 e 2015. Depois disso, foi direto para a Europa, jogar no Lugano, da Suíça, por quatro anos. Chegou nesta temporada ao futebol asiático e soma 10 gols em 29 jogos pelo Shimizu.

Renato Augusto Santos Junior tem 28 anos e foi revelado pelo Matonense, em 2011. O meia ainda possui passagens por Palmeiras, Joinville, Ponte Preta, Figueirense, Santo André, Paysandu e Guarani. Fora do Brasil, ele também atuou pelo Moreirense-POR. Pelo Shimizu, Renato tem 3 gols em 25 jogos.

Shonan Bellamare 1 x 2 Gamba Osaka

Já no confronto disputado neste domingo (6), o time do Shonan Bellamare recebeu o Gamba Osaka no Shonan BMW Stadium Hiratsuka. O placar foi aberto logo no início da partida. Aos 6 minutos de jogo, o Gamba Osaka abriu o marcador com Yuya Fukuda. 29 minutos depois, o Shonan conseguiu o empate com Hiroto Nagakawa marcando de pênalti. Após o intervalo, o Gamba Osaka conquistou os 3 pontos com Patric marcando aos 21 minutos.

Assista aos lances da partida: https://www.youtube.com/watch?v=HbJKfpL6xMQ&ab_channel=J.LEAGUEInternational

Com o triunfo, o Gamba Osaka segue no 2° lugar com 62 pontos. A equipe tem 3 pontos de vantagem sobre o terceiro colocado, o Nagoya Grampus. Já o Shonan Bellamare ocupa a 16ª colocação com 25 pontos, mesma pontuação que o rival direto na luta contra o rebaixamento, o Shimizu S-Pulse.

Patric tem 33 anos e atuou em diversos times no Brasil, entre eles Paysandu, Vila Rica, Santa Cruz, Salgueiro, Icasa, Democrata-GV, Vera Cruz-PE, São José-AP, Americano, Vasco da Gama, Vila Nova, Atlético-GO, Fortaleza. O atacante está desde 2015 no Japão e já atuou por Kawasaki Frontale, Ventforet Kofu, Sanfrecce Hiroshima e Gamba Osaka. Na atual temporada, o atacante possui 9 gols em 32 jogos pelo clube de Osaka.

Confira como está a classificação da J-League 1 após os jogos deste fim de semana:

Classificação J-League 1 (Divulgação/Sofascore)

J-League 2

Renofa Yamaguchi 4 x 1 Giravantz Kitakyushu

Em jogo disputado neste sábado (5), o Renofa Yamaguchi atropelou o arquirrival Giravantz Kitakyushu no Ishin Memorial Park Stadium. O placar foi aberto aos 27 minutos de partida pelos visitantes com Takayuki Arakaki. No minuto seguinte, Kazuma Takai descontou para os visitantes e fez seu segundo gol na partida aos 36 minutos da primeira etapa: 2 a 1 para o Renofa.

Após o intervalo, os anfitriões fecharam a goleada com uma partida brilhante de Iury. Aos 13 minutos do segundo tempo, o brasileiro fez o dele, e aos 38 minutos, Iury marcou novamente e decretou a goleada e a vitória no derby.

Iury comemora gol contra o Kitakyushu (Divulgação/Renofa Yamaguchi)

Com a vitória, a equipe do Renofa Yamaguchi ainda segue na lanterna do campeonato com 30 pontos em 39 jogos disputados. Já o Kitakyushu é o 5° colocado com 59 pontos. A equipe tem 2 pontos a menos que o 4° colocado, o Ventforet Kofu.

Iury Lirio Freitas de Castilho tem 25 anos e foi revelado pelo Avaí, em 2015. Após 3 temporadas no Brasil, o atacante atuou por Zorya-UCR, Al-Nasr-EMI, Al-Fayha-ARA, e Portimonense-POR, até chegar ao Renofa Yamaguchi nesta temporada. Pelo clube japonês, Iury tem 9 gols em 31 partidas.

Veja abaixo a classificação da J-League 2:

Tabela da J-League 2 (Divulgação/Sofascore)