Éverton Cebolinha, ex-Grêmio, marca seu primeiro gol em competições européias e Benfica empata; William José, ex- São Paulo, faz gol nos acréscimos e Real Sociedad se classifica. Confira o resumo da rodada final da Liga Europa
Everton com a camisa do Benfica (FOTO: Divulgação/ Site Benfica)

Foram definidas as equipes que irão para a próxima fase da Liga Europa nesta quinta-feira e Benfica, Real Sociedad e Tottenham tiveram ajuda dos brasileiros para alcançarem este objetivo. O dia foi especial para Éverton Cebolinha, que ajudou a equipe do Benfica no empate contra o ST. Liege e de quebra marcou seu primeiro gol em uma competição européia. Outro destaque foi William José que, nos acréscimos, garantiu a classificação da Real Sociedad.

Confira os resumos dos brasileiros nesta rodada.

Napoli 1 x 1 Real Sociedad

A Real Sociedad conseguiu a classificação para a próxima fase da Liga Europa de forma emocionante. Graças ao gol brasileiro de William José, nos acréscimos, a equipe que é vice-líder do campeonato espanhol alcançou a igualdade no placar e conquistou o precioso ponto que garante a continuidade na competição.

No recém batizado Estádio Diego Maradona, os donos da casa partiram pra cima e marcaram o primeiro gol aos 35 minutos da primeira etapa, com o polonês Zielinski. Com o placar adverso, a equipe espanhola teve maior posse de bola no segundo tempo e pressionou bastante em busca do gol de empate. Tanta pressão deu resultado já nos acréscimos. William José aproveitou sobra na grande área e arrematou firme para empatar e dar a classificação para sua equipe. Foi o terceiro gol do brasileiro nesta temporada.

Confira o gol de William José:

O atacante brasileiro de 29 anos surgiu nas categorias de base do CRB. Sua primeira experiencia profissional foi no Grêmio Barueri e após isso jogou no São Paulo, Grêmio e Santos. Fora do país, atuou somente no futebol espanhol, vestindo as camisas do Real Madrid, Real Zaragoza e Las Palmas. Na Real Sociedad desde a temporada 2016/17, William José já marcou 59 gols em 163 partidas.

ST. Liege 2 x 2 Benfica

O Benfica de Jorge Jesus empatou com o ST. Liege fora de casa e estará na próxima fase. A partida foi mais difícil do que se poderia imaginar, mas com a ajuda de Everton Cebolinha, os encarnados conquistaram mais um ponto e se classificaram em segundo no grupo D. O gol foi ainda mais especial, pois este foi o primeiro de Everton em uma competição européia.

O ST. Liege iniciou a partida no ataque e abriu o placar logo aos 12 minutos, com Raskin. O empate do Benfica, porém, não tardou. Taarabt cruzou e Cebolinha apareceu no meio da área para cabecear e empatar a partida, aos dezesseis. Terceiro gol de Everton nesta temporada. O primeiro tempo terminou em igualdade e na segunda etapa, o roteiro foi o mesmo. Logo aos 15 minutos, Tapsoba colocou os donos da casa novamente na frente do marcador. Contudo, apenas sete minutos depois, Pizzi bateu pênalti e deixou tudo igual mais uma vez. E desta forma, o empate persistiu até o fim da partida.

Confira o gol de Cebolinha:

Everton Cebolinha, de 24 anos, surgiu nas categorias de base do Fortaleza, contudo ganhou enorme projeção ao defender o Grêmio, conquistando títulos importantes com a equipe gaúcha como a Libertadores e a Copa do Brasil. Pela equipe principal gremista fez 275 jogos e marcou 69 gols. Transferiu-se esta temporada para o Benfica.

Tottenham 2 x 0 Antwerp

O Tottenham teve suas dificuldades, mas conseguiu vencer o Antwerp e de quebra se classificar em primeiro lugar no grupo  J da competição. A vitória, construída no segundo tempo, iniciou-se com o gol do atacante brasileiro Carlos, que vem sendo utilizado em especial nesta competição pelo técnico José Mourinho.

O primeiro tempo foi de completo domínio dos Spurs. As 11 finalizações , no entanto, não foram suficientes para superar a defesa do Antwerp e o empate seguiu até o fim da primeira etapa. No segundo tempo, porém, o domínio inglês surtiu efeito. Carlos Vinicius, aos 12 minutos abriu o placar. Foi o terceiro gol do atacante com a camisa do Tottenham. Lo Celso, aos 26, fechou o placar.

Confira os gols da partida:

Carlos Vinicius nasceu em Bom Jesus das Selvas, no Maranhão. Surgiu na base do Santos, passou pelo Palmeiras, Caldense e Grêmio Anápolis. Na Europa, teve passagens por Napoli, Mônaco, Rio Ave e também no Benfica, clube no qual marcou 24 gols em 49 partidas.