Ex-Santos e Palmeiras, Serginho, marca e outros brasileiros são destaque na segunda e terceira divisão do Japão:
Serginho é um dos destaques da 40ª rodada da J-League 2 (Divulgação/Matsumoto Yamaga FC)

Neste domingo (13), tivemos partidas da segunda e terceira divisão do Campeonato Japonês. Pela série B nacional, o meia Serginho e o atacante Vinícius Araújo brilharam nos jogos da 40ª rodada da liga. Já pela terceira divisão, o destaque vai para o gol de Léo Mineiro pelo Imabari e para o atacante Brenner na goleada do Grulla Morioka. Confira o resumo destes jogos:

J-League 2

Ventforet Kofu 0 x 1 Matsumoto Yamaga

Em partida disputada neste domingo, a equipe do Ventfore Kofu recebeu o Matsumoto Yamaga no Yamanashi Chuo Bank Stadium pela 40ª rodada. Aos 24 minutos de jogo, Serginho marcou e sacramentou a vitória dos visitantes pelo placar mínimo: 1 a 0.

Serginho em ação pelo Yamaga (Divulgação/Matsumoto Yamaga FC)

Com o triunfo, o Matsumoto Yamaga ocupa a 14ª colocação com 50 pontos, mesma pontuação que as equipes do Chiba e Omiya Ardija. Já o Kofu é o 4° colocado com 64 pontos. A equipe tem 12 pontos a menos que o 3º lugar, o V-Varen Nagasaki.

Sérgio Ricardo dos Santos Júnior, mais conhecido como Serginho, tem 30 anos e foi revelado pelo Santos em 2009. Em seu início de carreira, pouco atuou pelo clube alvinegro sendo emprestado ao Red Bull Brasil e Oeste, onde foi comprado em definitivo. Pela equipe do interior paulista, Serginho teve boas atuações que lhe renderam um empréstimo ao Palmeiras, em 2013. O meia ainda tem passagens por Kairat-CAZ e Ceará até ir para o Yamaga, onde está desde 2017. Na atual temporada, Serginho possui 9 gols em 33 partidas pela equipe japonesa.

Montedio Yamagata 2 x 0 Fagiano Okayama

Em confronto válido pela 40ª rodada da J-League 2, a equipe do Montedio Yamagata recebeu o Fagiano Okayama no Yamagata Park Stadium. Logo aos 2 minutos de partida, o meia Shun Nakamura marcou e abriu o placar para os mandantes. Pouco depois, aos 19 minutos, o Yamagata liquidou a partida com lindo gol de Vinícius Araújo que deixou o zagueiro no chão e chutou no canto.

Veja o gol do brasileiro: https://www.instagram.com/p/CIvLoDanOSC/

Com a vitória, o Montedio Yamagata foi para a 6ª colocação com 59 pontos. Já o Fagiano Okayama segue na parte de baixo da tabela com 47 pontos. A equipe tem 17 pontos a mais do que o lanterna da competição, o Renofa Yamaguchi.

Vinícius Araújo tem 27 anos e foi revelado pelo Cruzeiro em 2013. No Brasil, o atacante atuou por Vasco, Sport e Avaí. No exterior, o brasileiro jogou pelo Valência, Real Zaragoza e Huesca, todos da Espanha, além do  Standard Liège, da Bélgica. O jogador atua no Montedio Yamagata desde o início deste ano. Na temporada, o atacante soma 13 gols em 35 jogos.

Confira a classificação da J-League 2 após os jogos da 40ª rodada:

Tabela da J-League 2 (Divulgação/Sofascore)

J-League 3

Cerezo Osaka U-23 0 x 5 Grulla Morioka

O time sub-23 do Cerezo Osaka recebeu o Grulla Morioka no  Yanmar Stadium Nagai em confronto válido pela 33ª rodada da terceira divisão do Japão. Os visitantes não tomaram conhecimento do adversário e aplicaram uma senhora goleada. O primeiro gol do Morioka saiu aos 9 minutos com Subaru Nishimura marcando contra. Dez minutos depois, Brenner ampliou o marcador fazendo de pênalti.

Após o intervalo, o Grulla Morioka seguiu atacando e conseguiu aumentar a vantagem. Aos 5 minutos da etapa final, Kazuki fez o terceiro dos visitantes. Três minutos depois, Brenner fez o seu segundo gol no jogo após saída no contra-ataque. O placar foi fechado aos 11 minutos do segundo tempo, com Kota Ohashi fazendo o segundo gol contra na partida. 5 a 0 e um verdadeiro chocolate do Grulla Morioka.

Veja o golaço de Brenner: https://www.instagram.com/p/CIvBQw0j7n3/

Com o truinfo, o Grulla Morioka é o 12º colocado com 39 pontos, mesma pontuação que o Fukushima United. Já o elenco sub-23 do Cerezo Osaka é o 17° colocado com 25 pontos. A equipe tem apenas um ponto a mais do que o lanterna, o Yokohama SCC.

Brenner Alves Sabino tem 21 anos e foi formado nas categorias de base do Internacional, onde foi revelado. No ano passado foi emprestado ao Oeste e este ano ao Vejle, da Dinamarca, onde atuou em apenas três jogos e não marcou gols. Em 2020, Brenner foi emprestado ao Grulla Morioka, onde tem 4 gols em 27 jogos pelo clube japonês.

Kataller Toyama 1 x 3 FC Imabari

No último confronto deste domingo, o time do Kataller Toyama recebeu o Imabari no Toyama Athletic Stadium pela 33ª rodada da J-League 3 e quem tomou a iniciativa foi a equipe visitante. Aos 27 minutos da primeira etapa, Léo Mineiro abriu o placar para o Imabari. Sete minutos depois, Takuya Sonoda ampliou a vantagem.

Após o intervalo o Toyama descontou com Hayato Otani marcando aos 6 minutos. Porém, aos 17 minutos da etapa final, Masamichi Hayashi impediu a reação dos mandantes e confirmou a vitória para o Imabari: 3 a 1.

Léo Mineiro em campo pelo Imabari (Divulgação/Imabari)

Com a vitória, o Imabari é o 5° colocado com 55 pontos. o clube tem 4 pontos a menos que o vice-colocado, o Nagano Parceiro.  Já o Kataller Toyama ocupa a 9ª colocação com 50 pontos, com 11 pontos de vantagem para o 11º colocado, o Fukushima United.

Léo Mineiro tem 30 anos e foi revelado pelo América Mineiro em 2009. No Brasil, o atacante atuou por Athletico Paranaense, Ipatinga, XV de Piracicaba, Vila Nova e Paraná. No exterior, o brasileiro jogou pelo Daegu e pelo Busan IPark, ambos da Coréia do Sul, Al-Markhyia, do Catar, Avispa Fukuoka, Gifu e Fagiano Okayama, todos do Japão, antes de assinar com o Imabari nesta temporada. Pelo Imabari, Léo soma 3 gols em 12 partidas.

Veja como está a tabela da J-League 3 após os jogos da 33ª rodada:

Classificação da J-League 3 (Divulgação/Sofascore)